Elastografia Hepática
O que é Elastografia?
A elastografia é uma das mais modernas aplicações do ultrassom na medicina. Ela funciona produzindo vibrações sonoras e realizando a medição da velocidade de propagação destas ondas nos tecidos. Nódulos e outras alterações possuem tecidos mais rígidos.
O que é Elastografia Hepática por Ultrassonografia?
É uma técnica avançada e não invasiva associada à ultrassonografia convencional, que permite obter medições da rigidez do fígado, ao mesmo tempo que são avaliadas as características morfológicas e texturais hepáticas.
Quais os objetivos de se realizar Elastografia Hepática por Ultrassonografia?
O objetivo primário é detectar, estadiar e monitorar a fibrose nas doenças hepáticas crônicas (por exemplo, em pacientes com hepatite viral crônica, com doença hepática gordurosa não alcoólica, dentre outras). O fígado normal tem padrão elástico, enquanto o fígado com fibrose apresenta-se com diferentes graus de rigidez.
Existem riscos?
Os riscos associados à realização da Elastografia Hepática por Ultrassonografia são os mesmos relacionados à ultrassonografia convencional, técnica de imagem que sabidamente não envolve exposição à radiação ionizante e é geralmente considerada extremamente segura quando usada por provedores de serviços de saúde devidamente treinados.