Ultrassom de Testículos | Diagnosis Centro de Diagnóstico por Imagem - Ribeirão Preto

Ultrassom de Testículos


ultrassom de testículosO Ultrassom de testículos é um exame usado para a obtenção de imagens dos testículos e áreas vizinhas da bolsa escrotal (escroto). Também é chamado de ecografia ou ultrassonografia. Um ultrassom de testículos pode ainda ser chamado de ecografia de testículo ou ultrassom escrotal.

A ultrassonografia de testículos tem se mostrado um método de alta sensibilidade para o diagnóstico das patologias que incidem sobre essa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

Como é realizado o ultrassom de testículos?

O instrumento usado durante o ultrassom é uma sonda ou transdutor. Esse dispositivo portátil converte energia de um tipo para outro. É passado sobre a região a ser examinada do organismo em movimentos de varredura. O transdutor emite sons à medida que se move através do organismo.

O transdutor recebe uma série de ecos à medida que as ondas sonoras batem nos órgãos e voltam para o aparelho. Os ecos são processados por um computador, formando imagens em um monitor de vídeo. Os tecidos anormais transmitem ecos diferentes dos normais. O radiologista pode interpretar os ecos distinguir entre tumores benignos e malignos.

Por que realizar a ultrassonografia escrotal?

Este procedimento é, muitas vezes, o primeiro exame realizado caso o médico suspeite de câncer de testículo. O padrão dos ecos é usado para distinguir certas condições benignas, como hidrocele ou varicocele, de um tumor sólido que pode ser maligno. Se o nódulo é sólido, é provável que seja um câncer, e o médico solicitará outros exames ou até uma cirurgia para remover o testículo.

Os médicos também podem recomendar aos seus pacientes o ultrassom de testículos para:

  • Verificar se um caroço no escroto é sólido (tumor) ou preenchido com líquido (cisto)
  • Determinar as consequências de um traumatismo no escroto

  • Identificar as origens da dor ou do inchaço nos testículos
  • Avaliar as causas da infertilidade
  • Encontrar a localização de um testículo não descido (testículo criptorquídico)

Existem riscos?

A ultrassonografia de testículos é um procedimento seguro, indolor e não invasivo. O procedimento usa ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens dos órgãos internos do organismo. Não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Preparação para o exame:

  • Não é necessário nenhum preparo especial para fazer um ultrassom de testículo. Não há restrição alimentar, jejum ou necessidade de manter a bexiga cheia antes do exame.
  • Levar exames anteriores, caso tiver;
  • Chegar 15 minutos antes do horário agendado.